Mudanças Climáticas: Efeitos sobre o Espírito Santo

Livro aborda os efeitos das mudanças climáticas no Espírito Santo, fornecendo conceitos essenciais para compreender as transformações climáticas e as projeções futuras específicas para a região. Faça o download gratuito do livro.

Plano de Neutralização de Emissões de GEE do ES

O plano descreve a trajetória de redução de emissões, baseando-se em metas para cada estratégia, com projeções para 2030, 2040 e 2050, analisando setores como Indústria, Agropecuária, Resíduos e Transportes.

Avaliação do risco à saúde de constituintes inorgânicos e orgânicos do Material Particulado

Pesquisadores do NqualiAr publicaram, em uma das revistas mais conceituadas na área ambiental, um estudo sobre risco à saúde de espécies inorgânicas e orgânicas associadas ao material particulado grosso e fino (PM) foi realizada em Vitória-ES.

Influência da turbulência atmosférica em ambientes urbanos nos picos de concentração de poluentes de curta duração em ambientes urbanos

Novo artigo ciêntífico publicado por pesquisadores do NQualiAr sobre as flutuações de concentração de poluentes na atmosfera em ambientes urbanos, em parceria com pesquisadores da Univeridade de Southampton no Reino Unido.

Livro: Material Particulado na atmosfera urbana e suas interações com a saúde humana

Faça download do novo livro sobre as interações humanas e a poluição do ar, lançado no dia 15 de dezembro de 2022.

Plano de Neutralização de Emissões de GEE

Estratégias tecnológicas e econômicas para viabilizar a descarbonização da economia, analisando a implementação de incentivos fiscais para fontes de energia mais limpas, linhas de crédito diferenciado para projetos de descarbonização.

Seminário Poluição do Ar e Doenças Respiratórias na infância e adolescência

Promovido pelo Projeto AsmaVix, com o apoio da ASBAI, EMESCAM e UFES

Federal University of Espirito Santo (UFES) is a new partner of Klimapolis Laboratory

The “Joint Laboratory on Urban Climate, Water and Air Pollution: Modeling, Planning, Monitoring, Social Learning” (Klimapolis Laboratory) is a long-term cooperation between German and Brazilian partners.

Cursos gratuitos na área de Geotecnologias - Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - UFES

Vários cursos gratuitos da área de Geotecnologias e afins (331 vídeoaulas / 10 playlists), incluindo Introdução ao QGIS, Espacialização de Dados Meteorológicos, Layout Meteorológico Multimapas e Análise Topográfica, entre outros.

Dispersão atmosférica e planejamento urbano: uma abordagem interdisciplinar para modelagem de cidade

Estudos de modelagem de poluentes urbanos e processos de planejamento urbano têm abordagens diferentes em relação à tipologia de quadras (quarteirões) e métricas aplicadas.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.