Dados de tráfego na modelagem da qualidade do ar: uma revisão das principais variáveis, melhorias nos resultados, problemas em aberto e desafios nas pesquisas atuais

Artigo recente publicado pelos pesquisadores do NQualiAr discute as limitações do uso de modelos de emissão veiculares em modelos de poluição e os mais recentes avanços tecnológicos na área.

A poluição do ar ao ar livre foi responsável por aproximadamente 4,2 milhões de mortes em todo o mundo em 2016, com as emissões de veículos rodoviários sendo a principal fonte de poluição do ar nas áreas urbanas. Para atender à necessidade de identificar a contribuição dos poluentes emitidos pelos veículos rodoviários e examinar as limitações de vários modelos de qualidade do ar (condições de contorno, representações do comportamento do vento, mecanismos e reações químicas), uma revisão sistemática das principais variáveis ​​de tráfego usadas nas emissões e modelagem da qualidade do ar foi realizada. A discussão de seus relacionamentos, conexões e relevância mostrou uma sequência consistente para gerar dados de tráfego usando diferentes modelos de tráfego.

Foi proposta uma lista das principais variáveis ​​de tráfego a serem usadas como dados de entrada para a modelagem de emissões de veículos e, consequentemente, para melhorar a precisão da modelagem da qualidade do ar. Foi realizada uma revisão de mais de 125 artigos publicados, abordando métodos para integrar tráfego, emissões, modelos de qualidade do ar e detalhando como esses dados podem melhorar os resultados gerados pelo modelo de qualidade do ar. Os modelos de tráfego requerem variáveis ​​em diferentes níveis de detalhes, como fluxo de tráfego, velocidade, consumo de combustível e composição da frota. Os modelos de emissões (estáticos e dinâmicos) são as principais entradas para os modelos regionais de qualidade do ar, mas há uma troca entre a precisão nas estimativas de emissões e o nível de detalhe nas entradas do modelo. Dados meteorológicos também influenciam os resultados. As conclusões mostraram que permanecem lacunas em fatores de emissão consistentes, distribuições espaciais e temporais, alocações de emissões em células da grade e desempenho dos modelos meteorológicos. Os parâmetros médios de tráfego baseado em link são uma limitação persistente. A lista de variáveis-chave de tráfego proposta aponta para o fluxo por tipo de veículo como a variável mais importante.

Há necessidade de esforços científicos para integrar dados de engenharia de tráfego em modelos de emissões para melhorar os resultados da modelagem da qualidade do ar usando melhores representações de fluxo de tráfego. As incertezas nos dados de tráfego devem ser analisadas primeiro e, portanto, uma orientação com uma referência de precisão para aplicações distintas em diferentes regiões deve ser proposta.

Acesse o texto integral do artigo, em inglês, no site do periódico Atmospheric Pollution Research por meio do link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1309104219305069?via%3Dihub

Tags: