Influência da turbulência atmosférica em ambientes urbanos nos picos de concentração de poluentes de curta duração em ambientes urbanos

Picos de concentração de poluentes podem ocorrer durante um intervalo de tempo muito curto devido aos efeitos da turbulência atmosférica. Porém, esses picos de concentração não são previstos por modelos tradicionais de dispersão atmosférica de poluentes que são, normalmente, baseados em médias de 1 hora, 8 horas e 24 horas.

Para solucionar essa limitação, é comumente utilizada a lei de potência que relaciona valores máximos de concentração média em tempo de média inferiores a uma hora (pico) e valores médios horários de concentração (média), conhecida como razão pico-média (P/M). No entanto, a lei de potência que descreve a relação P/M em função da razão entre os respectivos tempos de média elevada a um expoente p, não foi totalmente investigada, principalmente em ambientes urbanos onde prédios influenciam diretamente no escoamento e dispersão de poluentes.

O objetivo principal deste trabalho consiste em avaliar a influência da direção do vento e da posição da fonte sobre a relação P/M em cenários urbanos (representados por uma matriz de obstáculos regulares e outra matriz de obstáculos regulares contendo um prédio elevado). Para tanto, foram utilizados dados experimentais de túnel de vento com medições de concentração em alta frequência por diversos sensores com diferentes posições de altura, analisando diferentes arranjos de edificações e diferentes posições para as fontes de emissão.

Acesso o artigo em: https://authors.elsevier.com/c/1gIN8c73Td~YP